Papos em VHF e operador na estrada

Hoje foi um dia de escuta.

Recebi sinais de operadores conversando em 146.200 MHz FM, mas minhas transmissões não foram recebidas, acredito que isso se deva ao fato de ainda usar o HT de dentro do apartamento e com, no máximo, 5W de saída. Um dos operadores que estava conversando declarou que ainda fará a prova na ANATEL amanhã, o que significa que ele ainda não poderia estar transmitindo… Como diz uma apresentadora de um programa local: “pitoresco”.

Uma situação curiosa também ocorreu em 146.520 MHz FM (repetidora?). Recebi transmissão de um operador que estava em trânsito, na estrada, em direção à cidade de Cruz das Almas/BA, cidade que se encontra a cerca de 76 km da capital. No meio da recepção, uma mensagem automática lançou na frequência algo como (não anotei na hora, estava na melhor posição na janela para recepção, mas era mais ou menos isso): “Sistema de [tele]comunicações PY6TKS”.

A base da Anatel não retorna nenhum PY6TKS… Ou eu estou fazendo algo errado, ou há algo estranho nisso aí… 🙂

Havia outros operadores conversando, não sei qual deles era o detentor do equipamento que emitiu a mensagem supracitada. Também tentei transmitir nessa ocasião e nenhum deles parece ter recebido meu sinal.

Minha antena precisa chegar logo para ser instalada. Não é nada divertido ouvir e não ser ouvido na banda… 🙂

PS: Duas horas depois, na frequência 146.670 MHz FM, acompanhei uma rodada com a participação de vários operadores. Se eu não errei no registro: PY6DQ, PY6EB, PY6PPL, PY6JAA, PY6EP, PY6ALF, PY6TB e PY6DQG. Além de Everaldo, cujo indicativo não copiei. Pelo que estou ouvindo, haverá leitura do QTC da Labre-BA na frequência.

PS 2: Foram muitos outros ouvintes do 7º QTC da Labre-BA, não foi possível copiar todos. Não consegui ser ouvido, apesar de ouvir muito bem a transmissão dos participantes que se manifestaram.

Esta entrada foi publicada em QSO e marcada com a tag , , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas a Papos em VHF e operador na estrada

  1. Paulo Lopes disse:

    Boa tarde caro amigo, meu nome é Paulo, PY6 PPL se precisar de alguma coisa me liga, 71 88**-**** um abraço. Tava pesquisando no google e vi esse site, se eu puder ajudar em alguma coisa me liga.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *